Foi nos anos 80 que as variações de fundos ganharam a verdadeira importância e significado para melhor desempenho das pranchas dentro d'água. As velhas canaletas deram início a esse trabalho mais elaborado. Contudo, não podemos esquecer que todas as medidas e detalhes de um shape bem harmonizado proporcionam bons resultados para qualquer prancha.
Pode-se projetar os fundos a partir de alguns elementos básicos, tais como: o tamanho da onda a ser surfada, o nível de surf do atleta, o design da prancha, a posição das quilhas etc. Enfim, são inúmeras informações que o shaper precisa levar em consideração quando estiver conversando com o atleta sobre o que ele quer para que o resultado seja o melhor. Se a prancha tiver, visualmente, um bom fundo, mas ficar presa ou solta demais, faltou a harmonia entre alguns ou mesmo todos os detalhes que compõem o planshape (medidas básicas: tamanho, outline, rabeta...).
Para ondas pequenas costumo usar o fundo concave com uma pequena acentuada entre as quilhas para dar mais velocidade e pressão nas manobras, agora se o surfista já tiver um elevado nível de surf podemos acrescentar o double concave (duplo concave entre as quilhas) transformando o fundo em triple concave (concave + double concave) o que proporciona uma prancha mais solta e arisca. A curva de fundo (rocker) mais utilizada para esse tipo de onda, de até 1,5 m, já vem na medida quando o bloco vem de fabricante de boa qualidade, mas pode ser ajustado conforme a posição e maior pressão do pé do surfista.
Para ondas a partir de 2 metros o que funciona muito bem é o fundo V (V botton) criado por Al Merrick, esse fundo aumenta a estabilidade e direção da prancha principalmente para ondas ocas e rápidas. Além do V botton acrescenta-se um quik tail (rocker acentuado) entre as quilhas para tornar a prancha mais maleável nas trocas de borda e na cavada.
Além dessas variações de fundos existem outros fundos muito utilizados como: o flat, o realese, as canaletas e o single concave. Mas o melhor fundo para a sua próxima prancha será desenvolvido a partir de uma boa conversa que você terá com o seu shaper.
Para você entender melhor sobre o universo dos fundos, converse com o seu shaper ou envie um e-mail para surflaboras@gmail.com.
Gabriel Véras
laboras.blogspot.com
85 8631.2990 / 9602.5623
Filiado a Sociedade Brasileira de Shapers

Nenhum comentário:
Postar um comentário