O shaper Catarinense Avelino Bastos, desenvolveu a famosa "Popozuda", um modelo com pouco rocker (curva de fundo) e boa flutuação em todas as medidas do design. Excelente para iniciantes por que proporciona uma brincadeira em dias de ondas pequenas e cheias. A partir daí comecei a estudar um novo conceito de design, onde, as suas principais características (flutuação e velocidade) favorecessem também aqueles surfistas que possuem um elevado nível de surf. Tive o cuidado para que a sua flutuação e velocidade agregassem valor em relação a manobrabilidade do design.
Foi nesse momento que eu percebi a necessidade de reduzir a área da rabeta a partir da sáída de água (1' da ponta da rabeta), e na ponta da rabeta (1" da ponta da rabeta), essas curvas também foram reduzidas e adaptadas para os diferentes tipos de rabetas, entre elas, a squash, a mini squash e a round swalow (criada por mim, ver foto abaixo) foram as rabetas que mostraram melhor desempenho nas manobras.
Rabeta Round Swalow PM01
Velocidade, projeção, boa flutuação e manobrabilidade resumem o segredo desse design que veio para ficar e invadir a baixa temporada de ondas. Mesmo sendo especificamente projetada para ondas pequenas e cheias eu particularmente já surfei ondas de 2m no Morro do Chapéu (Taíba/Ce) onde pude executar manobras soltas e rápidas, ficando a desejar somente no tamanho, pois, a prancha era uma 5'8 squash.
Fica a dica para os "biriteiros" de plantão que ficam esperando a temporada do fim de ano atrás de uma mesa enchendo a cara, reduzindo o seu desempenho físico para o próximo swell que não está mais avisando quando vai chegar, principalmente nesses tempos em que o clima está bastante imprevisível.
Os seus tamanhos variam de acordo com o tamanho do surfista e o seu nível de surf, podendo começar com uma 5'5 até 5'11.
Se alguém quiser fazer um teste drive é só combinar (fone ou email).
Arrupieixon!!
Até a próxima e boas ondas galera!!
Abç,
Gabriel Véras
Gabriel Véras
Nenhum comentário:
Postar um comentário